Chamando a atenção de Deus

Semana: março 8-14



Jó é um dos personagens bíblicos mais inspiradores que temos. Embora ele tenha ficado marcado pelo sofrimento num período de sua vida, na verdade viveu uma vida próspera e abençoada por Deus, tanto antes, quanto depois daquele tempo de dura provação. O que resume a vida de Jó, não é a aflição, mas a bênção do Senhor e ela aconteceu porque esse homem tinha uma coração muito especial, que chamava a atenção de Deus, como lemos no primeiro e no oitavo versículos de seu livro. Vamos aprender, olhando para Jó, o que podemos fazer para impressionar o nosso Pai Celeste…


1) IMPRESSIONE A DEUS COM SUA INTEGRIDADE – A primeira virtude destacada por Deus na vida de Jó era a integridade. Ou seja, ele era inteiro, verdadeiro, sincero. Um homem íntegro é um homem de uma cara só, de uma palavra só, não dissimulado, que mantém uma vida transparente diante de Deus e dos homens. Um servo íntegro é também uma pessoa que não tem o coração dividido, que não aceita ídolos em sua vida. Leia também Josué 24:15; I Reis 9:4-5; Salmos 26:1.


2) IMPRESSIONE A DEUS COM SUA RETIDÃO – A retidão ou a justiça era a segunda marca destacada na vida de Jó. Isso tem a ver com santidade, com uma comportamento construído de acordo com as leis de Deus. Justiça, na Bíblia, assim como retidão, pode ser traduzido por obediência à palavra de Deus… 

Não adianta sermos pessoas sinceras e até mesmo moralmente corretas, se a nossa motivação não é agradar ao Senhor. Leia também Salmos 25:21; Provérbios 14:2; Efésios 4:24.


3) IMPRESSIONE A DEUS COM SEU TEMOR – Jó era temente a Deus, ou seja, sua relação com o Criador envolvia um profundo respeito, um senso de santidade que não lhe permitia “brincar de ser crente”, como muitos fazem hoje. O temor a Deus é a qualidade que nos faz levar a sério a vida espiritual e que nos impede de achar que Ele faz vistas grossas ao pecado. Leia também Salmos 2:11; 36:1; 111:10.


4) IMPRESSIONE A DEUS COM SUAS ESCOLHAS – Tudo o que Jó cria em seu coração se refletia em suas atitudes. Ele se desviava do mal, ou seja, procurava andar longe de tudo o que pudesse desagradar a Deus. Suas riquezas não eram conquistadas com desonestidade, seus relacionamentos não eram com pessoas mundanas e seu testemunho era reconhecido por quem convivia com ele. Leia também Salmos 1:1; Provérbios 14:6.


CONCLUSÃO: Havendo visitantes na célula, fale um pouco sobre o amor de Jesus e desafie-os a entregarem sua vida a Ele. Faça a oração de entrega com eles e consolide-os.

Comments are closed.