Os Segredos para uma virada em nossa vida – Parte 2

Semana: mar 01 a 07

Texto-Chave: Salmos 27:2-3

Desde a semana passada estamos aprendendo no Salmos 27 a postura adequada para superarmos os períodos de guerra na nossa vida. Esse é o contexto desse salmo. Já refletimos sobre dominar o medo com os argumentos da fé, não nos afastarmos da casa de Deus, preservar a linguagem do louvor e buscar intimidade com Deus. Essas atitudes nos ajudam a produzir um “virada” em tempos difíceis. Hoje vamos aprender outros cinco segredos para isso:

1) ANDE PELO CAMINHO RETO DO SENHOR – vs. 11 – Quando estamos vivendo tempos lutas, é comum nos sobrevirem as tentações, atraindo-nos a saídas que não estão de acordo com a vontade do Senhor. Assim, uma crise no casamento pode terminar num adultério ou separação, um dificuldade financeira pode tentar-nos à desonestidade ou a roubar a Deus nos dízimos. Tome uma posição de ouvir o Senhor e andar pelo caminho plano d’Ele, pois sua bênção é apenas para os fiéis – Leia também Salmos 101:6-7.

2) PROCLAME A SUA FÉ – vs. 13 – Há poder em nossas palavras. Aquilo que dizemos é uma semente cujo fruto precisaremos colher. Portanto, em tempos de angústia, precisamos manter a nossa confissão de fé, abrindo a nossa boca com otimismo e, principalmente, respaldando nossa esperança de vitória na fidelidade de Deus – Leia também Hebreus 10:23.

3) APRENDA A ESPERAR PELO SENHOR – vs. 15a – Há duas expressões muito importantes na Bíblia. Uma é “esperar no Senhor” e ela significa esperar em comunhão com Deus. A segunda é “esperar pelo Senhor” e ela indica que Deus tem o seu tempo para realizar a sua vontade e esse tempo nem sempre é o nosso. O Servo vencedor é aquele que não se desespera, mas sabe que a mão de Deus, ainda que pareça “atrasada”, operará em seu favor – Leia também Provérbios 20:21-22.

4) MANTENHA O ÂNIMO – vs. 15b – Há lutas que atingem a nossa alma, seja pela intensidade, seja pela duração de tempo. Entretanto, precisamos resistir ao desânimo, aos argumentos de desistência. Na presença de Deus, na comunhão com os irmãos e na Palavra, temos fontes para realimentar a nossa alegria e nos reanimar – Leia também João 16:33.

5) FORTALEÇA SUA VIDA ESPIRITUAL – vs. 15c – Uma pessoa enferma, muitas vezes, perde a fome, não se alimenta e assim piora o seu estado por fraqueza. As tribulações querem nos adoecer e nos enfraquecer. Por isso, é preciso ter disciplina e manter a rotina naquilo que nos dá vigor espiritual: leitura da Palavra, oração (inclusive a oração em línguas), jejum, comunhão com a igreja – Leia também Efésios 6:10-11.

CONCLUSÃO: Havendo visitantes na célula, desafie-os se apegarem a Deus para que se tornem vencedores no meio das lutas. Deixe claro que só poderão contar com a bênção, recebendo Jesus como seu Senhor e Salvador… Faça a oração de entrega com eles e consolide-os…

(null)

Comments are closed.