Aprendendo a Ouvir a Voz de Deus

Semana: outubro 12 a 18

Texto-Chave: I Samuel 3:1-14

Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Isso é um sinal de maturidade espiritual. Infelizmente muitos cristãos vivem dependendo de “intérpretes” para entenderem a vontade do Senhor para suas vidas. É importante recebermos direção dos nossos pastores e discipuladores, mas isso não substitui e voz direta do Espírito em nosso coração…. Jesus disse que as suas ovelhas reconhecem sua voz e a seguem (Jo 10:27). Mas isso requer um aprendizado, como aconteceu com Samuel. Ele era um jovem sendo preparado para o sacerdócio e o ministério profético. A maneira como ele aprendeu a discernir a voz de Deus pode ser um inspiração para nós hoje. Vamos tirar algumas lições desse texto, que podem nos fazer crescer na habilidade de compreender o que o Senhor quer nos falar pessoalmente.

1. PRECISAMOS BUSCAR REVELAÇÃO E ENTENDIMENTO DA PALAVRA DE DEUS (I Samuel 3:7) – É diferente conhecer as coisas do Senhor e conhecer o Senhor, assim como é diferente conhecer a palavra e ter a palavra manifestada (revelada) em nossa vida. No começo da nossa fé, nossos líderes devem fazer esse papel de trazer entendimento, mas há um tempo em que o senhor quer descortinar nosso entendimento para que compreendamos as Escrituras com facilidade.

2. PRECISAMOS DISTINGUIR A VOZ DE DEUS DAS VOZES HUMANAS (I Samuel 3:4-5) – Assim como Samuel achou que era Eli quem o chamava, muitas vezes Deus está falando ao nosso coração e achamos que é pensamento humano. Outras vezes, Ele está usando alguém para falar conosco e tratamos como palavra de homens. Por isso, temos que nos exercitar em buscar ao Senhor e conferir sempre o que estamos sentindo ou recebendo através de outros com a Bíblia, a Palavra escrita de Deus, pois Ele nunca fala algo que contraria as Escrituras.

3. OS MAIS EXPERIENTES SÃO AQUELES QUE PODEM NOS AJUDAR A COMPREENDER A VOZ DO SENHOR (I Samuel 3:8-9) – Assim como Eli, em sua experiência, ajudou o menino Samuel a ouvir o Senhor, devemos ser humildes e acatar o conselho daqueles que nos lideram na fé. Quantos mais formos atentos à pregações e ministrações que recebemos na igreja, mais nos familiarizamos com a Palavra. E quando temos uma dúvidas, precisamos de quebrantamento para buscar aqueles que nos lideram, para que nos ajudem a discernir.

4. OUVIR A VOZ DE DEUS REQUER ATENÇÃO E CONSAGRAÇÃO DA NOSSA PARTE (I Samuel 3:10) – Temos que parar com tudo, nos reservar só para Deus, a fim de que ele nos fale. Daí a importância de termos diariamente um tempo pessoal de busca ao Senhor. Samuel teve que aprender a parar e dar atenção ao que o Senhor queria lhe falar. Na agitação, correndo de um lado para o outro e preocupados com nossos problemas, não conseguiremos discernir a Palavra.

5. OUVIR A VOZ DE DEUS TRAZ RESPONSABILIDADES SÉRIAS À NOSSA VIDA (I Samuel 3:19-21)- Aos que ouvem a voz de Deus e proclamam sua palavra, Ele respalda e usa como profetas. Antes de falarmos em nome do Senhor, temos que aprender a ouvi-lo. Entretanto, à medida que amadurecemos, teremos a responsabilidade de sustentar diante dos homens aquilo que o Senhor nos falar e muitas vezes isso será difícil. Porém, se formos fiéis, Ele não deixará nossa palavra cair por terra.

CONCLUSÃO – Gaste um tempo de oração com seus discípulos, impondo as mãos sobre eles e ministrando revelação da Palavra. Não deixe de fazer uma oração de entrega com possíveis visitantes.

IMG_5067.JPG

Comments are closed.