Os Segredos do Contentamento

Semana: SETEMBRO 7 a 13

A vida cristã não se resume em flores. Muitas vezes passamos por tribulações e isso não deve afetar a nossa relação com Deus. Aconteça o que acontecer, Ele permanece fiel e digno de nossa gratidão.

Texto-chave: Filipenses 4:11-13

Certamente temos vitórias acumuladas em nossa vida cristã. No entanto, pode ser que você tenha passado por situações desafiadoras, que tentaram lhe entristecer e desanimar. O fato é que nenhum dos desafios que passamos supera aos que o Apóstolo Paulo teve que enfrentar (leia II Co 11:23-27).
Por isso, assim como ele, precisamos “aprender” a viver contentes em toda e qualquer situação, seja ela boa ou não. “Contentamento” não pode ser confundido com acomodação ou passividade. Pelo contrário, “estar contente” representa a atitude de manter-se física, emocional e espiritualmente “inabalável” diante das situações, com coração grato, mesmo diante de problemas. Vamos aprender com Paulo os segredos do contentamento:

1) A ATITUDE DE ESTAR CONTENTE PRECISA SER “APRENDIDA” – vs. 11 – Paulo diz que “aprendeu” a viver contente. Não foi automático. É a sujeição ao discipulado, à palavra de Deus e ao trabalho do Espírito que gera isto em nós. Mas precisamos buscar. Se aprendermos a enxergar a mão de Deus por trás de tudo, viveremos contentes.

2) TEMOS QUE APRENDER A SER HUMILHADOS – vs. 12a – Paulo diz que sabia ser humilhado. Mesmo na vida de um tremendo crente como ele, havia situações de fracasso e humilhação às vezes e ele aprendera a superar estes momentos difíceis sem transferir amargura e incredulidade para seu relacionamento com Deus.

3) TEMOS QUE APRENDER A SER HONRADOS – vs. 12b – Muitos cristãos são reprovados e caem justamente quando são honrados. Não sabem lidar com a prosperidade e elevam o seu coração, perdem a dependência de Deus ou se expõem a uma busca desenfreada e gananciosa por ter sempre mais. Quantos ao receber um bom emprego ou prosperar financeiramente não esfriam na vida espiritual??!

4) A EXPERIÊNCIA PRODUZ UM CORAÇÃO CONTENTE – vs. 12c – Paulo diz que em tudo era experimentado ou tinha experiência. Isso gerou nele um coração inabalável. Da mesma forma, precisamos aproveitar cada experiência para amadurecer. Mesmo quando estamos passando por tribulação, há um aprendizado em curso.

5) A BASE DO CONTENTAMENTO É NOSSA ALIANÇA COM DEUS – vs. 13 – Paulo não era um super-herói e nem nós precisamos ser. Seu segredo estava em amar a Deus e reconhecer sua suficiência. Quando ele diz “tudo posso naquele que me fortalece”, está dizendo que pode ser honrado ou humilhado e isso não abalará seu relacionamento com Deus. Além disso, ele está testemunhando de que, não são as circunstâncias, mas seu relacionamento com o Senhor que fortalece sua vida.

Gancho evangelístico: Como na célula sempre deve haver gente nova, faça o seguinte apelo: “Será que sua vida não tem sido sugada por frustrações e descontentamento. Quer aprender a viver acima disso? Então você precisa fazer uma aliança com Cristo, aquele que verdadeiramente pode lhe fortalecer” – Faça a oração de entrega e consolide os convertidos.

IMG_4501.JPG

Comments are closed.