Seja forte e corajoso

Josué fora desafiado! (Josué 1)

Deus o comissionou a conduzir os filhos de Israel à terra prometida (Josué 1:5). Josué fora escolhido para assumir a responsabilidade de liderança em lugar de Moisés, um dos maiores líderes de todos os tempos. Josué recebeu ordens para marchar, diretamente de Deus: “Agora, pois, você é todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos Israelitas” (v.2).

Josué sabia que a tarefa estava além da sua capacidade natural. Ele entendeu a seriedade de ser líder deles. O medo tomou conta do seu coração. Como poderia lidar com tal responsabilidade? Parecia uma tarefa insuperável.

O rio Jordão passava por enchentes. Ele estivera na terra antes para observá-la e conhecia a força do inimigo. Mas ele podia avançar, firme na promessa de Deus: “Assim como estive com Moisés estarei com você” (v.5).

São compreensíveis os sentimentos de medo e incapacitação de Josué.

Deus disse “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados” (v. 6). Estando Deus com ele Josué era maioria.

Quando sabemos que Deus prometeu estar conosco, temos coragem de enfrentar com firmeza as dificuldades e os obstáculos. Josué podia entrar na terra com força e coragem, não focalizando os obstáculos, mas Deus, que é completamente digno de confiança.

Deus é contigo e seja o que for ele estará lutando por você, entregue a ele seus medos e desenvolva a sua confiança através da comunhão com o Senhor (2 Crônicas 19:1; Salmos 34:15; 1 Coríntios 16:13).

Comments are closed.