Mantendo o Ânimo no Coração (Parte 2)

Semana: JULY 17 – 23

Texto-Chave: Salmos 42:1-11

Você já foi tomado por uma tristeza que roubou todas as suas forças? Já se viu dominado pelo desânimo completo? Já experimentou o poder da depressão? Já esteve tão perturbado interiormente ao
ponto de não saber de onde vinha tanto abatimento? Servos de Deus podem passar por momentos (e até
longos períodos) assim, se não souberem detectar e fechar as fontes da tristeza… Vamos estudar o Salmo 42. O ponto central desse texto bíblico é a pergunta: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?” A partir dessa questão, vamos investigar o que pode fazer com que a tristeza crie raízes no coração do crente:

1) HÁ MOMENTOS EM QUE PRECISAMOS CHORAR, MAS ELES NÃO DEVEM CRONIFICAR EM NOSSAS VIDAS – Salmos 30:5 – Vivemos inúmeras situações em que a nossa alegria é agredida e estamos sujeitos sentir o impacto das circunstâncias. Há tempo de chorar… Porém, em Deus temos como superar essas crises. É possível aprender a viver contente em toda e qualquer situação. Isso significa que, se a tristeza se consolida em nossa alma, precisamos tratar a sua fonte dentro de nós.

2) A TRISTEZA NOS DOMINA QUANDO NOS DISTANCIAMOS DE DEUS – Salmos 42:1,2,6 – A alma humana clama pela presença de Deus. Por isso as pessoas que não conhecem a Cristo, muitas vezes, se veem tomadas por um grande vazio. Mas nós também podemos cair nessa angústia, quando deixamos de buscar ao Senhor e perdemos a intimidade com Ele. Quando momentos de proximidade com Deus passam a ser apenas lembranças, somos tomados por um tristeza que, embora não seja racional, nos consome. Ele pode ser traduzida como “saudade”. Exemplo: A corça grita quando não consegue sentir o cheiro das águas. Assim também nossa alma “grita” quando perdemos a intimidade com Deus…

a) SOMENTE ENTRANDO NA PRESENÇA DO SENHOR PODEMOS RECUPERAR A ALEGRIA PERDIDA – Salmos 16:11 e 43:4-5 – É preciso separarmos tempo de oração e jejum para desfrutarmos da unção que só encontramos na intimidade com o Senhor.

3) A TRISTEZA NOS DOMINA QUANDO NOS REALIMENTAMOS DELA – Salmos 42:3 – O salmista diz que suas lágrimas se tornaram seu alimento… Muitas vezes sofremos um golpe e ele gera tristeza em nós. É como uma ferida que foi aberta. O normal é que ela se feche com o tempo. Entretanto, podemos cair no erro de nos alimentar da tristeza, ficar lambendo nossas feridas e fazer delas um argumento de autocomiseração. Se nos entregamos a isso, a angústia se torna crônica e nos destrói. Pessoas que exaltam seus problemas tornam-se reféns deles.

a) É PRECISO REAGIR EM FÉ QUANDO A TRISTEZA INSISTE EM NOS DOMINAR – Isaías 52:2-3 e 54:1 – Não podemos nos entregar à decepção, à depressão e ao desânimo. É quando reagimos, mesmo antes das circunstâncias mudarem, que Deus opera em nosso favor.

CONCLUSÃO – Se houver algum visitante descrente, faça o seguinte apelo: Como você aprendemos hoje, uma das maiores fontes de tristeza é o distanciamento de Deus. Enquanto você não se entrega a Cristo, haverá sempre um grande vazio em seu coração… Você não gostaria de entregar agora sua vida a Ele?” – Faça a oração de entrega e consolide os que forem ganhos.

20140806-153508-56108906.jpg

Comments are closed.