Guardando nosso maior tesouro

Semana: Julho 14 a 20

Texto-chave – Provérbios 4:23

Algumas igrejas ensinam que a salvação é algo que não pode ser perdido. Dizem que uma pessoa, uma vez que foi salva, está “salva para sempre”. Ainda que ela venha a se desviar do caminho de Deus e viver o resto de sua vida no pecado, para estas igrejas a salvação está garantida. Segundo elas, ainda que seja na hora da sua morte, essa pessoa vai se arrepender. Se isso não acontecer, dizem, ela nunca foi salva, era um “falso cristão”. Entretanto, é um erro crer assim. Vamos ver hoje em nosso estudo que a nossa salvação é um tesouro que precisa ser preservado cada dia:

1. Se perdermos o Espírito, perdemos a salvação – II Co 1:21-22 e Ef 1:13-14 – A Bíblia diz que o Espírito Santo, que habita em nós, é o penhor (garantia) da nossa salvação. Mas a Bíblia também diz que pode apagar o Espírito. Ou seja, se mantivermos uma vida de pecado, vamos entristecendo o Espírito (Ef 4:30), até que Ele se afaste de nós (Gn 6:3).

2. Para sermos salvos temos que perseverar até o fim – Mt 10:22 e Lc 21:19 – A coroa da vida eterna não é para aqueles que começam a corrida cristã e desistem, mas para aqueles perseveram até cruzar a linha de chegada. Infelizmente, muitos passam anos servindo ao Senhor e depois jogam tudo fora entregando-se novamente ao pecado.

3. Temos que confirmar a nossa salvação, cuidando para não tropeçar – II Pe 1:10-11 – Muitos cristãos que caem no pecado e não se levantam mais, na verdade não planejam isto. Simplesmente deixam de vigiar e tropeçam um dia, dando legalidade ao diabo para voltar a escravizar suas vidas.

4. Devemos ver a salvação como algo que se aproxima de nós, que temos hoje, mas que ainda será consumada – Rm 13:11 e Fp 2:12 – A Bíblia diz que podemos ter certeza da nossa salvação (Rm 8:16), mas esta certeza tem que ser diária, até que finalmente nossa vida termine na Terra ou Jesus volte.

5. A promessa de não ter o nome apagado do livro da vida é somente para “o vencedor” – Ap 3:5 – O Livro da Vida fala da listagem daqueles que viverão a eternidade com Deus. Somente os vencedores terão seus nomes perpetuamente ali.

6. Se o crente se desviar, no seu pecado morrerá como um pecador – Sl 125:5; Ez 18:24-26; Ez 33:12-13 – Todos estes textos mostram que, se um “crente” morrer em pecado, será tratado como um ímpio, ou seja, irá para o inferno.

7. Não sabemos quando a morte vem. Não vale à pena arriscar – Lc 12:20; Mt 25:13; Hb 12:16-17 – Muitas pessoas brincam com o pecado. São crentes que “dão um tempo” da fé e acham que terão oportunidade de se arrependerem. Outros ficam sempre adiando a entrega de sua vida ao Senhor. Entretanto, não sabem até quando viverão e podem se ver no inferno, sem aviso prévio.

Gancho Evangelístico – Para os visitantes, faça o seguinte apelo: Hoje você pôde ter uma idéia do que o pecado representa: perdição eterna! Quer fazer uma aliança com Cristo e perseverar em segui-lo? – Oração de entrega e consolidação.

20140710-164137-60097929.jpg

Comments are closed.