Saindo da Frustração para a Bênção

Semana: JULY 06 to JULY 12

Texto-Chave: Lucas 5:1-11

Nesse texto bíblico, vemos alguns pescadores que haviam trabalhado a noite toda, sem conseguir sucesso. Estavam cansados e, quem sabe, preocupados com o sustento de suas famílias. Um deles era Simão (que depois ficou mais conhecido como Pedro). Entretanto, aquele dia que começou com a tristeza da frustração, terminou com a euforia de um grande milagre. Jesus passou por aquela praia e as atitudes de Simão viabilizaram uma ação sobrenatural de Deus. Vamos ver que atitudes são essas, que transformam frustração em bênção…

1) OUVIR A PALAVRA DE DEUS, APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS DESANIMADORAS – vs. 1 – Pedro, embora cansado, estava entre aqueles que ouviram a palavra de Deus naquela manhã. Se ele tivesse ido para casa, encavernado, teria perdido a grande oportunidade de sua vida… Infelizmente, muitas pessoas, quando estão passando por problema, sucumbem diante do desânimo e não fazem o esforço para receberem de Deus. Assim, enfraquecem e mantêm as portas fechadas para o milagre.

2) OFERECER NOSSO POUCO PARA SERVIR A JESUS – vs. 2-3 – Simão não tinha tudo o que queria. Seu barco estava vazio, pois não conseguira pescar nada. Entretanto, ele ofereceu o que tinha para que Jesus cumprisse seu propósito. Ao ceder seu barco para que o Senhor o usasse como plataforma, ele atraiu para junto de si a presença de Deus… Essa é a atitude correta. Não devemos esperar sermos abençoados, para só então servirmos ao Senhor. Com o pouco que temos, até mesmo como necessidades gritantes, se nos dispusermos a glorificar a Deus e servi-lo, certamente veremos sua bênção fluindo sobre nós.

3) OBEDECER A PALAVRA, MESMO SEM ENTENDÊ-LA – vs. 4-5 – Alguns dos nossos grandes problemas são o racionalismo e o orgulho. Achamos que já sabemos tudo. Entretanto, a fé é a única chave que abre a porta dos milagres. E o nível mais profundo da fé é a obediência ao que Deus diz… Simão deixou de lado sua experiência e razão para fazer o que Jesus mandava. Por esse motivo, colheu um grande milagre… Nós também, se queremos ver a bênção de Deus virando o jogo em nossas vidas, precisamos nos submeter ao que Ele diz (ser fiéis nos dízimos, obedecer às autoridades espirituais, enfim, praticar tudo o que está na Palavra).

4) COMPARTILHAR COM OS OUTROS NOSSAS DIFICULDADES E BÊNÇÃOS – vs. 6-7 – Ninguém tem estrutura para crescer sozinho. Mesmo quando a bênção vem, precisamos de gente que nos ajude a retê-la. Se Simão não pedisse ajuda, talvez seu barco fosse a pique e toda a pesca se perderia. Além disso, quando Deus nos prospera, não está pensando apenas em nós. Ele deseja que sua bênção em nossas vidas atinjam também outras pessoas… A grande lição aqui é compartilharmos nossas experiências e não sermos gente que vive isolada.

5) ASSUMIR O SENHORIO DE CRISTO E NÃO TROCÁ-LO PELAS BÊNÇÃOS – vs. 8-11 – A atitude mais importante de Simão foi reconhecer-se pecador e submeter sua vida ao comando do Senhor. A partir daquele dia, ele passou a viver em função da vontade de Deus. Quem mandava nele agora era Jesus… Pessoas que buscam a Deus apenas para conseguir um milagre, às vezes o conseguem, mas depois perdem tudo, pois não dão sequência em seu relacionamento com Cristo e não se submetem a Ele… É melhor ter o Abençoador do que ter uma só bênção!

CONCLUSÃO: Havendo visitantes na célula, desafie-os: “Que tal chamar Jesus para entrar no seu barco e permitir que Ele transforme suas frustrações em milagres”… Faça a oração de entrega com eles e consolide-os…

20140708-143523-52523076.jpg

Comments are closed.