Tudo se fez novo

Semana: Julho 20 a 26

Textos-chaves: Efésios 4:24 e Jeremias 18:2-4

Quando nascemos de novo em Cristo, entramos num processo de aperfeiçoamento. Como o oleiro que molda o vaso, Deus quer nos fazer segundo o seu coração.

É bem provável que alguns já tenham percebido uma melhora em sua vida pessoal. Mudança no comportamento, nas atitudes, nas emoções certamente já deve ter ocorrido, mas, se ainda não foi possível perceber uma mudança como se esperava, não desista, ela vai ocorrer. Na verdade, não somos apenas melhorados por Deus. Essa melhora “visível” é resultado de uma transformação “invisível” que ocorreu e está ocorrendo dentro de nós, como obra do Espírito Santo. O Poder de Deus nos transforma em uma nova criatura (cf. 2 Co 5:17).
Assim, vamos usar a ilustração de Jeremias 18:2-4 para entendermos melhor como se desenvolve esse processo, nos identificando como o vaso e Deus como o oleiro.

1. QUANDO O VASO SE ESTRAGA, DEUS É O ÚNICO QUE PODE REFAZÊ-LO.
Fomos criados por Deus para vivermos uma vida plena. Mas, por conta do pecado, nossa vida sofreu algumas “deformações”, que nos tiraram do caminho e dos padrões de Deus. No entanto, através da obra regeneradora da cruz, hoje, Deus pode nos transformar em uma nova criatura, cabendo a nós apenas deixa-lo agir na nossa vida. Trata-se de um processo que deve ser contínuo, onde temos que permitir Deus trabalhar em nós até que sejamos um vaso novo (uma nova pessoa), totalmente transformado pelo poder de Deus. Essa transformação deve ocorrer de dentro para fora, do nosso interior para o exterior – (textos de apoio: Rm 3:23; Ef 2:2; 2 Co 4:16);

2. NESSE NOVO VASO NÃO PODE HAVER LUGAR PARA AS IMPUREZAS.
O desejo de Deus é nos transformar em pessoas santificadas, e isso será possível através de uma vida totalmente consagrada a Ele. Velhas práticas, antigos costumes, linguagem inadequada, já não podem fazer parte do novo vaso que está sendo refeito por Deus. O pecado e todas as demais impurezas precisam ser removidos da nossa vida para que a “nova pessoa” que está sendo formada não se estrague novamente. Ser puro significa que não contém misturas – (textos de apoio: 2 Co 7:1; 1 Ts 4:3; 1 Jo 1:7);

3. DEUS QUER NOS MOLDAR SEGUNDO A VONTADE DELE E NÃO A NOSSA.
Hoje, Deus nos orienta sobre a maneira de como devemos nos portar diante das circunstâncias e de como temos que proceder frente às mais diversas situações. A Sua vontade para nós é boa, perfeita e agradável. Portanto, precisamos confiar em Deus e permitir que Ele nos refaça segundo bem lhe parecer. Na medida em que o Senhor trabalha em nós, vamos sendo transformados, melhorados, aperfeiçoados e, com isso, uma nova criatura vai se formando, nos tornando cada vez mais parecidos com Jesus – (textos de apoio: Rm 12:2; Sl 37:5; Cl 3:10);

4. DEUS NOS MOLDA, MAS, TAMBÉM, NOS SUSTENTA E NOS TRATA COMO FILHOS.
Com uma das mãos, Deus retira as arestas, corrige as imperfeições, os excessos e, com a outra, nos sustenta e nos apóia. Deus não nos trata como objetos, mas, como filhos e, nessa qualidade nos reconhece como participantes de suas bênçãos. Se por um lado Ele está nos refazendo, por outro, Ele quer que essa “reconstrução” seja feita em amor. As mãos de Deus estão constantemente postas em nós, para nos ensinar, cuidar e sustentar. O que temos que fazer é permanecer nessa condição, independentemente do que pode acontecer na nossa vida – (textos de apoio: Rm 8:16; Sl 32:8; Jo 15:4).

Conclusão: Faça uma oração reafirmando as verdades dessa ministração, levando as pessoas e entenderem e a aceitarem o cuidado de Deus sobre suas vidas.

20140720-173337-63217887.jpg

Comments are closed.