Rota para o Milagre

rota1Semana: Abril 27 a Maio 03

Texto-Chave: Lucas 8:40-42, 49-56

Esse episódio em Lucas 8 narra a história de um homem chamado Jairo, que descobriu a rota do milagre. Embora fosse religioso e um bom homem, ele tinha sua filha morrendo em casa e descobriu que somente Jesus poderia mudar aquela situação… Assim também nós, por melhores que sejamos, muitas vezes nos vemos diante de situações difíceis, que só Deus pode transformar. Mas Deus não age de qualquer forma. Ele precisa encontrar em nós as atitudes corretas. Vamos aprender com Jairo que atitudes são essas, que nos colocam na rota dos milagres:

1) QUEBRANTAMENTO  – vs. 40-42 – Primeiro, num gesto de humildade e quebrantamento, Jairo teve que reconhecer que nem sua posição, nem seus conhecimentos, tão pouco sua religião eram suficientes para mudar a situação e salvar sua filha. Se tivesse deixado prevalecer a auto-suficiência e o orgulho, certamente não teria visto o milagre. O que a Palavra de Deus nos garante é que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”, e ainda: “coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”.

2) CORAGEM – vs. 42 – Jairo teve a coragem de enfrentar as pressões e críticas dos líderes religiosos, abrindo mão de velhas tradições e de sua reputação, para partir publicamente à procura de Cristo. Pode parecer pouca renúncia, mas para um líder judeu que tinha como maior ameaça à sua religião o nazareno Jesus, pedir-lhe ajuda, além de humildade, era um gesto de ousadia. Deus espera ver em cada um coragem e disposição para enfrentar críticas, preconceitos e tradições pelo milagre desejado… Será que você está disposto fazer isso pela bênção que precisa?

3) PERSEVERANÇA – vs. 42-48 (não é necessário ler) – Este pai corajoso teve que perseverar e insistir com Jesus, que “parecia” não entender a gravidade da situação e não se apressou diante do seu pedido desesperado. Perceba que entre o versículo 42 e o 48 Jesus se ocupa de uma outra situação, sem atender imediatamente ao seu pedido… Mas Jairo continuou ali, esperando em Deus… Muitos querem milagres imediatos, mas o Senhor muitas vezes nos prova para ver até que ponto estamos comprometidos com nossa causa e confiamos nEle.

4) FÉ CONTRA AS CIRCUNSTÂNCIAS  – vs. 49-50 – Jairo teve que crer contra todos os fatos e palavras. Justamente quando ele começou a buscar ao Senhor, trouxeram-lhe a notícia da morte de sua filha, dizendo-lhe que não era necessário incomodar mais o Mestre. Porém, Jesus o incentivou a crer… O segredo do milagre é seguirmos baseados na fé e não no que vemos e ouvimos do mundo natural. Se temos uma palavra de Deus para nos apegar, ela nunca cairá por terra até que se cumpra, ainda que as circunstâncias digam o contrário.

5) OBEDIÊNCIA – vs. 51-55 – Decidiu seguir a Jesus, Jairo teve que confiar nEle e obedecer aos seus comandos, ainda que as pessoas ao redor rissem de suas atitudes… É isso que precisamos fazer, tomar uma decisão: vamos obedecer a Cristo ou vamos nos juntar à incredulidade daqueles que não têm nada mais a fazer além de chorar as nossas perdas e rir da nossa fé?

CONCLUSÃO: Dirija-se aos visitantes e faça o seguinte apelo:  “Você precisa de uma intervenção de Deus em sua vida ou em sua casa? Está disposto a andar pela rota dos milagres, como Jairo fez? Então decida hoje que vai perseverar em seguir a Cristo!” – Faça a oração de entrega e consolide os que forem ganhos.

Comments are closed.