As Aflições do Justo

aflicoes1Semana: Maio 04 a 10

Salmos 6:3 e Salmos 34:16

Comece este estudo lançando uma pergunta para os participantes. Você pode se lembrar de um momento muito difícil que passou? Dê oportunidade para que as pessoas compartilhem brevemente suas respostas e depois anuncie o tema do dia: Hoje vamos estudar um texto onde Davi registrou sua experiência de passar por um momento muito difícil, o Salmo 6.

Vamos ver quais as principais lições desse texto:

1) ATÉ MESMO SERVOS DE DEUS COMO DAVI PASSAM POR MOMENTOS DIFÍCEIS NA VIDA.

Observe como ele, o homem segundo o coração de Deus, enfrentou um problemão, assim como muitas vezes enfrentamos. Sabemos que a vida não é só aflição. Porém, estamos sujeitos a passar por ela. Lembre-se das palavras de Jesus: “No mundo vocês terão aflições, mas tenham ânimo, Eu venci o mundo!” (João 16:33).

a) Vs. 1 – Davi pede misericórdia para Deus. Ele diz que estava morrendo! Que todos os seus ossos tremiam e que ele estava abalado (estremecido).

b) Vs. 6 – Davi conta que estava se sentindo no limite das forças. Sofrendo muito. Exausto de tanto gemer. E que a sua cama estava encharcada de tanto que ele chorava durante as noites.

c) Vs. 7 – Outro motivo de sua tristeza eram os muitos adversários que ele tinha. Nos versos 1 e 6, temos ideia de que o problema e Davi era como que uma enfermidade física e angústias na alma. Mas no verso 7, entendemos que gente que queria o mal de Davi se aproveitava para investir contra ele. Aliás, vale ressaltar que adversário em hebraico é o significado de Satanás. Tudo o que o Diabo quer é aproveitar-se de nossas fraquezas para ocupar espaço em nossas vidas.

2) COMO DAVI, PODEMOS USAR OS RECURSOS QUE SOMENTE OS FILHOS DE DEUS TÊM PARA ENFRENTAR AS AFLIÇÕES. 

Sim, os filhos de Deus têm recursos muitíssimo valiosos. Seja como Davi e creia que sua oração chegou aos ouvidos de Deus. No verso 9, Davi escreveu: “O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração”… A oração é um recurso poderoso e precisamos utilizá-lo constantemente. Davi passou por aflições, mas não permaneceu nelas porque usou a oração como recurso.

a) Ele pediu misericórdia para Deus (v. 2). Pedir misericórdia é sinal de humildade e fé. Por isso a Bíblia afirma que as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã (Lamentações 3.22 e 23). Pedir misericórdia é muitíssimo melhor do que murmurar. Deus concede Graça aos humildes e quebrantados.

b) Davi lembrou-se do amor fiel de Deus (v. 4). Lealdade é uma qualidade maravilhosa e aponta para a fidelidade em guardar uma aliança. Deus não mente, não finge, não engana. O amor dele por nós é verdadeiro, é leal. Nunca se esqueça disto. Como disse o profeta Jeremias, na aflição é preciso trazer à lembrança o que renova a nossa esperança (Lamentações 3:21-22).

3) DEUS TRABALHA EM SILÊNCIO. MESMO QUANDO PARECE QUE NÃO, ELE ESTÁ PREPARANDO COM A PROVISÃO NECESSÁRIA. 

Ele operou em favor de Davi e tratou com seus adversários (v. 10). Por isso é tão importante ser filho de Deus e confiar que Deus age em favor dos seus filhos. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Esta pergunta encontra-se em Romanos 8:31. Deus é por nós e Ele tem poder para nos dar socorro na hora da aflição. Lembre-se: Deus não nos deixa provar além das nossas forças (I Coríntios 10:13).

CONCLUSÃO: Até quando? Há um texto poderoso em Romanos 8:18, onde Paulo afirma que as aflições do tempo presente não podem se comparar com a Glória do nosso futuro em Deus. As aflições são de curta duração. Elas passam. É só você buscar misericórdia, confiar no amor leal e usar o recurso da oração. O nosso Deus nunca falhou… Termine a reunião orando pelos que estão vivendo tempos de aflição e, se houver algum visitante, proponha-lhe a oração de entrega.

Comments are closed.