Vencendo a Tristeza

tkthappy1Abril 21 a 26

Salmos 42:1-11
A pergunta central do Salmos 42 é: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?”. Ela aparece nos versículos 5 e 11. Na verdade, todos nós devemos fazer essa pergunta quando a angústia se estabelece em nosso coração. Ficar triste devido a alguma circunstância que nos fere é normal. Porém, quando a tristeza começa a se consolidar e não vai embora, precisamos investigar se a causa não está dentro de nós. Muitas vezes, o problema é interno e não externo.

Vamos ver no Salmo 42 quais as razões pelas quais a tristeza finca raízes em nosso coração.

A TRISTEZA NOS DOMINA QUANDO NOS DISTANCIAMOS DA PRESENÇA DE DEUS – vs. 1,2,6 – A alma humana clama pela presença de Deus. Por isso as pessoas em geral muitas vezes se veem tomadas por um grande vazio. Enquanto o homem não encontra Jesus, a angústia o dominará… Mas nós, cristãos, também podemos cair nessa angústia, quando deixamos de buscar ao Senhor e perdemos a intimidade com Ele. Quando momentos de mergulho em Deus passam a ser apenas lembranças, somos tomados por um tristeza que, embora não seja racional, nos consome. Ele pode ser traduzida como “saudade” (leia também Salmos 16:11 e 43:4-5).

A TRISTEZA NOS DOMINA QUANDO NOS REALIMENTAMOS DELA – vs. 3 – Muitas vezes sofremos um golpe e ele gera tristeza em nós. É como uma ferida que foi aberta. O normal é que ela se feche. Entretanto, podemos entrar no erro de nos alimentar da tristeza, ficar mexendo nas nossas feridas e fazer delas um argumento de autocomiseração (dó de nós mesmos). Se nos entregamos a isso, a angústia cria raízes e nos destrói. Pessoas que exaltam seus problemas tornam-se reféns deles. Se algo nos golpeia, precisamos reagir o mais rápido possível (leia também, Isaías 52:2-3; 54:1).

A TRISTEZA NOS DOMINA QUANDO DAMOS OUVIDOS À VOZ DOS SOFISMAS – vs. 3,9,10 – O salmista vivia perturbado por vozes que sugeriam que ele havia sido abandonado por Deus… A dúvida é uma cunha que abre brechas em nossa alma, por onde vazará o nosso vigor. Não podemos aceitar a voz da dúvidas. Aqueles que acatam sofismas do tipo “Deus não se importa comigo”, ou “Deus não virá me livrar”, perdem a sua base de apoio, não têm mais em que se apegar… Precisamos resistir à voz dos inimigos que querem nos colocar na condição de desamparados. Precisamos manter firme a nossa confissão e esperar confiantemente no Senhor (leia também Hebreus 4:14-16).

A TRISTEZA NOS DOMINA QUANDO NOS AFASTAMOS DO AMBIENTE PROFÉTICO DA IGREJA – vs. 4 – A casa de Deus é o ambiente onde nossa alegria é renovada. Quando deixamos de nos envolver com o ambiente profético da igreja, nossa alma se seca. Não fomos feitos para a solidão e nem para a passividade espiritual. Temos que resistir à tentação de isolar-nos numa caverna, pois ali a tristeza nos consumirá (leia também Salmos 122:1).

A TRISTEZA NOS DOMINA QUANDO ENTRAMOS EM CADEIAS DE PECADO – vs. 7 – O pecado pode ser um acidente na vida de um cristão. Quando, porém, não nos arrependemos logo e confessamos, deixando que o pecado crie raízes em nós, uma cadeia de iniquidade se estabeleça, um abismo chamando outro abismo, um pecado chamando outro sem que tomemos uma posição radical, uma tristeza de morte começa a nos consumir. A não ser que busquemos confissão e libertação, ela poderá nos matar! (leia também  II Coríntios 7:10; Salmos 32:3-5).

CONCLUSÃO: Havendo visitantes na célula, convide-os a matarem a sede de Deus que há em seus corações, recebendo Jesus como Senhor de suas vidas. Ore com eles e consolide-os. Não se esqueça de levantar a oferta da célula. Lacre o envelope diante de todos, após orar consagrando a oferta. Termine a reunião orando pelos que estão vivendo tempos de angústia. Ministre libertação sobre eles.

AVISOS: Abril 24 – Pré-Encontro / Pré-Encuentro. Abril 25 – Vigília das 10:30PM às 2:00AM. Maio 2, 3 e 4 – Encontro com Deus / Encuentro con Dios.

Comments are closed.