Uma Nova Páscoa

ceia11Semana: Abril 14 a 19

Alguém sabe o que celebramos na Páscoa? Alguém poderia dizer como se originou a Páscoa?

Depois de algumas respostas, leia Marcos 14:12-26 e faça a transição dizendo que houve um grande motivo para Jesus celebrar a Ceia com seus discípulos na ocasião da Páscoa e é justamente isso que vamos aprender hoje.

1. A Páscoa antes de Jesus (vs.12-16)

Êxodo 12:21-30 – Páscoa – Literalmente = Passar por cima

A Páscoa era uma das festas mais importantes dos judeus. Nessa festa comemorava-se a ocasião em que o Anjo do Senhor passou por cima das casas dos daqueles que aspergiram o sangue do cordeiro sacrificado sobre os batentes de suas portas em sinal de fé pelo livramento que Deus iria providenciar – seus primogênitos não seriam mortos.

A festa da Páscoa era uma festa familiar que compreendia o sacrifício de um cordeiro ou cabrito que depois era servido como refeição entre o pôr-do-sol e a meia-noite.

O cordeiro – deveria ser escolhido com cuidado levando em consideração a saúde e perfeição do animal (Êxodo 12:5)

O sacrifício – a morte do animal era uma oferta de substituição – uma vida entregue em lugar de outra.

2. A Páscoa de Jesus (vs. 17-25)

A Páscoa de Jesus com seus discípulos tem um novo sentido com a instituição da Ceia do Senhor porque:

Foi um momento de intimidade com seus discípulos –sua nova família (vs.17)

Foi um momento de confrontação sobre compromisso sobre quem são os verdadeiros discípulos (vs. 18-20)

Foi um momento de revelar que ele é o Cordeiro Pascal de Deus:

• Ele seria traído e seria entregue como sacrifício (vs. 21)
• O pão sem fermento representava o seu corpo (vida sem pecado) que seria ofertado na cruz como oferta em nosso lugar (vs.22)
• O vinho representava o seu sangue que seria derramado na cruz. Sangue da aliança – Aliança entre Deus e os homens que passa a ser estabelecida agora pelo Cordeiro de Deus – Jesus Cristo (vs. 23-24)
• O sacrifício de Jesus seria em favor de muitos e não de todos. Quem são esses muitos? João 1:11-13

Foi o momento de afirmar que ele irá celebrar novamente a Ceia com todos os seus discípulos no Reino de Deus (vs.25)

Assim como Deus julgou o Egito no passado, Deus irá julgar o mundo. Quando isso acontecer encontraremos dois grupos de pessoas: 1- Aqueles que serão condenados e Aqueles que serão salvos. A diferença de um grupo para o outro é a marca do sangue de Cristo em seus corações. Ele se ofereceu em nosso lugar e agora devemos escolher se iremos aceitar a sua oferta de perdão ou não.

Avisos:
Abril 25: Vigília das 10:30PM às 2:00AM
Abril 17 e 24: Pre-Encontro e Pre-Encuentro
Maio 2, 3 e 4: Encontro com Deus / Encuentro con Dios

Comments are closed.