COISAS QUE PODEM MINAR SUA FÉ

Texto-chave: Lucas 22:31-34,44-46,54-60

Pedro, depois de andar três anos com Jesus, se sentia muito firme. Nem as advertências que o Senhor fez de que Satanás se levantaria contra ele e os demais o fez considerar a possibilidade de fracassar na fé. Resultado: poucas horas depois, ele havia negado a fé e estava se desviando… Isso ainda acontece com muitos crentes hoje. Pensam estar firmes, mas abrem brechas e acabam esfriando ou se desviando. No estudo de hoje, vamos ver, baseados na experiência de Pedro, o que pode nos vulnerabilizar na fé…

1) AUTOCONFIANÇA EXAGERADA – vs. 31-33 – Pedro se achava mais firme do que os outros, confiava muito em si mesmo e essa foi a primeira brecha que ele abriu para o diabo. Se quisermos nos manter em pé, precisamos manter a consciência da nossa vulnerabilidade e vigiar o tempo todo, considerando que o pecado é um inimigo que está sempre por perto e pode nos seduzir. 

2) DISPLICÊNCIA NA ORAÇÃO – vs. 45-46 – Num momento de guerra espiritual, depois de terem sido exortados por Jesus a orar, Pedro e seus amigos estavam dormindo. Ele não levou a sério a necessidade de se fortalecer no Espírito… Nós precisamos manter uma vida de oração constante, porque esta é a forma de nos guardarmos em Deus. Mesmo quando estamos cansados, como estavam os discípulos, precisamos priorizar a vida devocional. Mais ainda quando estamos passando por algum ataque… Sem buscar a Deus, é difícil ficar em pé!

3) DISTANCIAMENTO DO SENHOR – vs. 54 – Este versículo diz que “Pedro seguia Jesus de longe”. Obviamente, há um contexto específico porque o Senhor havia sido preso, mas quando nós tentamos fazer o mesmo, relaxando em nosso compromisso com Deus, começando a faltar aos cultos, não sendo radicais em nossa vida de fé, provavelmente terminaremos como Pedro, “chorando amargamente”. A vida cristã não pode ser vivida na mornidão!

Comments are closed.