CAMINHO ABERTO POR DEUS

Texto-chave: Provérbios 3:5-9

Todo mundo quer ter uma vida próspera e abençoada, ver seu caminho aberto pela mão de Deus. Na verdade, esta é também a intenção do Senhor a nosso respeito. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Este é o tema central desta passagem bíblica que vamos estudar hoje. A promessa do versículo 6 é que “Ele endireitará as tuas veredas” (vs. 6) , ou seja, “Deus vai preparar os seus caminhos, para que você não fique dando voltas na vida”. Mais adiante, a promessa se torna ainda mais específica, em forma de saúde – “será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos” (vs. 😎 e prosperidade material – “e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (vs. 10). Entretanto, essa promessa é condicional. Vamos entender quais são as condições que devemos cumprir para vivermos debaixo da bênção que nos prospera…

1) COLOCAR TODA A NOSSA FÉ NO SENHOR – “Confia no Senhor de todo o teu coração” (vs. 5) – Confiar no Senhor é descansar na sua fidelidade, entregar a direção da nossa vida a Ele e permitir que Ele nos guie pelo caminho que quiser. Mais do que isso, a expressão “de todo o teu coração” sugere uma entrega absoluta à vontade de Deus, consagração de todas as áreas que nos dizem respeito. Aqueles que só permitem que partes de sua vida estejam debaixo dos princípios divinos, não prosperam. Com Deus, é tudo ou nada! 

2) SUBMETER NOSSOS CONCEITOS E PENSAMENTOS À PALAVRA DE DEUS – “e não te estribes no teu pró-prio entendimento” (vs. 5)… “Não sejas sábio aos teus próprios olhos” (vs.7) – Um dos maiores empecilhos para que a bênção de Deus se estabeleça em nossa vida é a insistência em conceitos e formas de pensar que não estão de acordo com a Palavra. Muitas pessoas se convertem, mas continuam a pensar certos assuntos de acordo com o que receberam de seus pais, com o que foram construindo ao logo da vida ou até mesmo com aquilo que ouvem no mundo. Dessa forma, em certos temas, não se submetem ao que a Bíblia diz, fechando o caminho para serem abençoadas (Exemplo: Sobre fidelidade nos dízimos, sobre indissolubilidade do casamen-to, sobre submissão à autoridades, sobre rejeitar o sexo fora do casamento… Você pensa de acordo com a Palavra ou se estriba em seu próprio entendimento?).   

3) MANTER A CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DE DEUS – “Reconhece-o em todos os teus caminhos” (vs. 6) – Perceber que Deus está sempre conosco, em todos os lugares e situações, tem o poder de gerar em nós, tanto fé quanto gratidão. Se eu o percebo em todos os meus caminhos, ando com confiança, sem temer o mal. Da mesma forma, o homem que reconhece a presença de Deus em cada momento de sua vida, mesmo os mais difíceis, desenvolve gratidão e nunca se entrega à mentira de que foi abandonado. Resultado: quem anda com confiança no Senhor e é grato por tudo, atrai a sua bênção.

Comments are closed