A propaganda enganosa do pecado

Semana: outubro 19 a 25

Esse texto bíblico é uma referência profética a Satanás. Ele foi o primeiro comerciante desonesto. Ele ofereceu o fruto proibido, anunciando vantagens inexistentes e assim age até hoje, induzindo as pessoas ao erro.

1. Ele usa a Palavra de Deus para induzir o homem ao pecado – Gn 3.1 – Da mesma forma, muitos usam a Bíblia para conduzir ao erro. A distorção de verdades bíblicas dá origens a heresias. Por isso, precisamos conhecer profundamente a Palavra e ouvir a voz dos nossos pastores, que têm maturidade e conhecimento para discernir o engano. Cuidado com outras fontes (Internet, programas de TV, livros, DVDs de pregação). Muitas vezes o engano está disfarçado de ensino bíblico! É tempo de guardarmos o que temos, a nossa salvação, a nossa fé, para que ninguém tome a nossa coroa – Texto de apoio: Ap 3.11.

2. Ele apresenta-se “amigavelmente” para uma conversa “inocente” – 1 Co 15.33 – Muitas pessoas se apresentam como amigas, mas querem nos levar para o mau caminho. Precisamos escolher nossas amizades e aqueles que nos influenciam, não baseados em sua simpatia, mas no que eles têm a nos dizer. Se são pessoas que põem em questão a palavra de Deus, devemos nos precaver.

3. Mente quando tenta nos convencer de que o pecado não terá consequências sobre nossa vida – Gn 3.4 – A quebra de princípios tem sido algo natural no meio de uma sociedade corrompida. Vive-se como se as atitudes não tivessem consequências. Porém, uma das principais leis espirituais é a da semeadura: nós colhemos o que semeamos – Texto de apoio – Gl 6:7-8.

4. Ele tenta nos convencer de que podemos estar no nível de Deus – Gn 3.5 – O erro nos promete vantagens inexistentes e, às vezes, impossíveis. E o mais terrível engano é o que nos leva a perder o temor e a noção de que somos criaturas e não podemos questionar a Deus e muito menos enfrentá-lo. A verdade é que Deus será sempre Deus, Soberano, e a nós cabe cumprir e aceitar sua vontade.

5. Ele tenta nos mostrar a aparência boa do pecado, nos fazendo esquecer de suas consequências terríveis – Gn 3.6 – O pecado tem aspecto atraente e proporciona, de fato, alguma medida de prazer. Esta é a isca que esconde o anzol. Normalmente, o que o diabo nos oferece é apelativo aos nossos desejos. Mas temos que olhar além da aparência, além do imediato. Se algo é condenado pela Palavra de Deus, ainda que pareça vantajoso, trará consequências mortais à nossa vida espiritual, ao nosso ministério, à nossa família. Por isso, devemos resistir.

Conclusão: Cuidado com as artimanhas do inimigo. Ainda hoje, ele anuncia prazeres imediatos e temporários, enquanto oculta prejuízos futuros e eternos. Sua mercadoria é interessante para a carne, mas o seu preço é muito alto: a alma humana. Resista as ofertas do Diabo, pois o caminho de Deus nos reserva prazeres incomparáveis, acompanhados da paz e da presença do Senhor. Sua vontade para nós, além de ser boa e agradável, também é perfeita.

IMG_5093.JPG

Comments are closed.