Você conhece a Deus?

Semana: SETEMBRO 21 a 27

Conhecer a Deus é muito mais do que ter informações acerca dele. Nosso chamado é para um relacionamento pautado na Palavra e na busca devocional.

Texto-Chave: 1ª João 2:4

Dizer que conhecemos alguém é muito relativo. Podemos conhecer alguém por já termos ouvido falar da pessoa superficialmente, por estudar ou ler muita coisa sobre ela (Ronaldinho Gaúcho ou Lula, por exemplo) ou por conviver de perto (os que moram com a gente). Obviamente, o nível de influência que as pessoas exercem sobre nós depende do nível de proximidade. Diante disso, cabe uma pergunta: até que ponto conhecemos a Deus?

1) A MAIORIA CONHECE DEUS DE OUVIR FALAR – Jo 1:10 – Todo mundo já ouviu falar de Deus e, alguns, de tanto ouvir falar, pensam que O conhecem. Entretanto a Bíblia diz que o mundo não O conhece, justamente por contentar-se com esse nível superficial de informação. A maioria sabe que Deus existe, mas nunca se interessou em se aproximar d’Ele e saber o que Ele pensa.

2) MUITOS CONHECEM A RESPEITO DE DEUS, MAS NÃO CONHECEM A DEUS – Jo 4:22, At 17:23 – A “teologia” é o “estudo de Deus”. Há muitas pessoas que se interessam em saber sobre Deus, lêem a Bíblia, têm uma religião, mas nunca tiveram uma experiência com Ele. Às vezes tentam até adorá-lo sem conhecê-lo pessoalmente, apenas sabendo informações a seu respeito.

3) PARA CONHECERMOS A DEUS DE VERDADE, TEMOS QUE ENTENDER ALGUMAS VERDADES – Há um caminho e um preço para se conhecer a Deus. Vamos ver algumas coisas que a Bíblia fala sobre isso:

a) Para conhecermos a Deus, precisamos conhecer Jesus – Jo 14:6,7 – Nem a religião, nem a teologia, nem os ídolos no levarão a conhecer a Deus de verdade. Somente Jesus é o caminho e precisamos recebê-lo oela fé em nosso coração.

b) Somente a Bíblia pode nos levar a Jesus – Jo 5:32 – Não adianta tentarmos conhecer Jesus pelas tradições, filosofias ou religiões. Podemos estar nos relacionando com um mito e não com o verdadeiro Cristo, se não o buscarmos na Bíblia. Ele dssie que são as Escrituras Sagradas que dão testemunho d’Ele.

c) Deus só se revela profundamente àqueles que o obedecem – Sl 25:14 e Jo 15:13-15 – Através de Cristo, nos aproximamos do Pai, mas a intimidade do Pai depende de estarmos dispostos a obedecer seus mandamentos. Quem diz que conhece a Deus, mas não obedece sua vontade, está enganado.

d) Nossa intimidade com Deus pode crescer à medida que o buscamos – Cl 1:10 e Os 6:3 – A intimidade cresce. Devemos conhecer a Deus e prosseguir em conhecê-lo, ou seja, buscá-lo cada daia mais e mergulhar em sua intimidade, buscando ouvir sua voz e reconhecê-lo em todos os nossos caminhos.

Apelo evangelístico – Desafie cada vistante a assumir um compromisso com Jesus. Faça a seguinte proposta: Você quer continuar apenas conhecendo a Deus de ouvir falar ou quer ter uma experiência com Ele através de Jesus? – Oração de entrega e consolidação

IMG_4710.JPG

Comments are closed.