O valor da intimidade com Deus

Semana: agosto 31 a setembro 6

Texto-chave: Êxodo 33:7-15

Moisés foi um desses grandes homens. Pastor de mais de 3 milhões de pessoas, usado por Deus para operar grandes milagres, seu segredo estava numa vida de relacionamento íntimo com Deus.
No capítulo 33 de Êxodo podemos ver alguns detalhes importantes da vida de Moisés, de onde fluía toda a sua autoridade e espiritualidade. Vamos aprender com ele o que pode levar-nos a ser instrumentos poderosos de Deus no meio da nossa geração.

1. ESTABELECER O HÁBITO DA VIDA DEVOCIONAL – Êxodo 33:7a – Moisés armava a tenda da congregação, onde a Bíblia diz que ele “costumava” se encontrar com Deus. Ter aquele momento devocional a sós foi um hábito que ele cultivou. Fazia parte da sua agenda diária estar a sós com o seu Senhor. Embora ele fosse um homem extremamente ocupado, priorizava sempre esse tempo para buscar a Deus. Esse é um grande segredo dos abençoados – Ler Lucas 18:1.

2. TOMAR A DECISÃO DE ISOLAR-NOS PARA BUSCAR A DEUS – Êxodo 33:7b – O texto diz que Moisés armava a tenda “fora, longe do arraial”. Aquela era sua maneira de separar-se das ocupações e das pessoas para estar exclusivamente com o Senhor e dedicar-lhe um tempo de qualidade. Jesus também costumava fazer isto e nos ensinou a orar, fechando a porta e buscando ao Pai em secreto… Na vida agitada que vivemos, se não aprender a “parar tudo”e nos isolar diariamente em algum lugar para orar e meditar na Palavra, teremos vias muitos frágeis na fé – Ler Mateus 6:6, Marcos 6:46 e Lucas 6:12.

3. ESTAR COM DEUS MAIS PARA OUVIR DO QUE PARA FALAR – Êxodo 33:9 – Embora Moisés fosse um grande intercessor, ou seja, ele orava muito pelo povo de Israel, esse versículo nos diz que na tenda da congregação Deus falava com ele. Sua atitude ali não era de um pedinte interesseiro. Ele se aquietava diante do Senhor e esperava ouvir a sua voz. Isso nos ensina um segredo da intimidade com Deus. Precisamos aprender a estar em sua presença tranqüilos, meditando em sua Palavra, desejosos de ouvir sua voz e permanecermos ali até que Ele nos fale – Ler Lucas 10:38-42; Salmos 104:34 e 131:1-3.

4. VALORIZAR MAIS A PRESENÇA DE DEUS DO QUE A SUA BÊNÇÃO – Êxodo 33:11-15 – Moisés não entrava naquela tenda apenas para cumprir uma obrigação religiosa. Seu alvo era relacionar-se com Deus como um amigo. Havia prazer mútuo envolvido naqueles encontros. O Senhor tinha alegria naquele homem porque via nele mais interesse em relacionar-se do que em simplesmente conseguir a bênção. Tanto que quando Deus lhe propôs seguir e conquistar a terra, mas sem a sua presença, Moisés rejeitou. Ele preferia morrer no deserto e ser íntimo de Deus a prosperar sem tê-lo por perto. Era um verdadeiro adorador – Ler Salmos 37:4 e 43:4; João 4:23.

5. SEMPRE QUERER MAIS DE DEUS – Êxodo 13:17-18 – Uma das coisas que mais cativam o coração do Senhor é a nossa sede por conhecê-lo e buscá-lo. Moisés tinha muita experiências, havia sido usado muitas vezes por Ele para operar milagres, o encontrava constantemente na tenda, mas ainda assim não se dava por satisfeito. Aqui, ele pede para ver a glória do Senhor. Sua grande virtude era sempre querer mais – Ler Oséias 6:3 e Salmos 42:2.

CONCLUSÃO – Pergunte aos seus discípulos como anda a vida devocional deles. Encoraje-os a disciplinarem-se quanto a isto e a ter diariamente um tempo no lugar secreto para orar e meditar na Palavra. Peça para os que têm esse hábito contarem o que isso representa em suas vidas.

IMG_4434.JPG

Comments are closed.