Vivendo no propósito de Deus – Parte 1

Semana: junho 22 a 28

A vida cristã é norteada por um propósito e cada verdadeiro discípulo precisa entender os conceitos que o levarão a glorificar ao Senhor, vivendo segundo sua vontade.

Texto-Chave: II Timóteo 2:15

Neste versículo bíblico, o apóstolo Paulo fala de conceitos que todo cristão precisa entender e praticar para viver dentro do propósito de Deus. É como se ele nos desse uma mapa para seguirmos, tornando-nos pessoas aprovadas e úteis nas mãos do Senhor… Estudando cada palavra desse versículo, vamos entender que conceitos são esses, que nos levarão a uma vida plena:

1) VOLUNTARIEDADE – TOME A INICIATIVA DE APRESENTAR-SE (“Procura apresentar-te…”) – Deus quer encontrar em nós pessoas “oferecidas”, que tomem a decisão de manifestar-se diante d’Ele. Ao dizer “procura apresentar-te”, Paulo está instruindo o seu discípulo a quebrar as cadeias da passividade, da frieza, da timidez e do conformismo. Se queremos de fato uma vida com Deus, precisamos chamar a sua atenção no meio desta multidão.

A) DEUS ESPERA QUE NOS COLOQUEMOS À SUA DISPOSIÇÃO – Segundo o dicionário de Strong, a palavra usada aqui para “apresentar-te”, poderia também ser traduzida por “deixar à mão, ofertar, colocar-se à disposição, colocar-se diante de alguém para ser visto e questionado”.

B) O PROBLEMA DE GRANDE PARTE DOS CRENTES É QUE ELES PRECISAM DE UMA FORÇA EXTERNA QUE OS EMPURRE NA VONTADE DE DEUS – Só funcionam (quando funcionam) se pressionados. Precisam ser constrangidos, cobrados, empurrados para os braços de Deus. E por não haver voluntariedade em suas vidas, mesmo quando fazem o que deveriam fazer, não impressionam o coração do Pai.

C) AQUELE QUE NÃO SE APRESENTA, TRANSPARECE UM CORAÇÃO FRIO, INDIFERENTE – É difícil acreditar no sentimento de uma pessoa passiva, sem iniciativa. Essa é a postura dos que estão fadados a viver na mediocridade.

2) CONSAGRAÇÃO – A ESSÊNCIA DE SEU CHAMADO É DEDICAR-SE AO SENHOR (“Procura apresentar-te a Deus…) – O foco da nossa devoção tem que ser o próprio Deus. Antes de apresentar-nos aos homens, precisamos chamar a atenção d’Aquele que nos conhece de fato. Se a nossa devoção e o nosso ministério não nascerem e forem mantidos sob essa perspectiva, não passaremos de fariseus modernos tentando impressionar a homens, mas sem galardão no céu.

A) APRESENTAR-NOS A DEUS FALA DE UMA OPÇÃO PELA VIDA DEVOCIONAL, PELA INTIMIDADE, PELA COMUNHÃO COM O SENHOR – Para quem está focado em agradar a Deus, o que tem prioridade nem sempre é aquilo que é visto ou notado pelos homens (um tempo de adoração no lugar secreto, uma oferta que ninguém sabe, uma decisão de não fazer um negócio errado mesmo quando não há testemunhas…).

B) QUANDO NOSSO FOCO ESTÁ CALIBRADO PARA IMPRESSIONAR O SENHOR, VIVEMOS DA ESSÊNCIA E NÃO DA APARÊNCIA – Deus nos conhece pelo avesso, sabe da nossa intimidade e motivação. Os homens não… Quando decidimos viver para agradar o Senhor, fazemos a opção por um vida sem máscaras e de quebrantamento, pois o que interessa aí é o que Ele vê, o que somos no escuro, e não o que aparentamos

3) PADRÃO – HÁ UM MODELO DE VIDA COBRADO NO REINO DE DEUS (“Procura apresentar-te a Deus aprovado…”) – Paulo deixa claro que quem quer apresentar-se ao Senhor precisa entender o conceito de aprovação. Há parâmetros bem estabelecidos no reino de Deus e por esses parâmetros somos avaliados. Não dá para viver diante d’Ele de qualquer maneira. O alvo da vida cristã deve ser a busca da aprovação.

A) PRECISAMOS FAZER UMA DISTINÇÃO CLARA ENTRE ACEITAÇÃO E APROVAÇÃO – Somos todos aceitos como filhos, por meio da fé em Cristo. Entretanto, ser filho é uma coisa e ser filho aprovado é outra. A aceitação é resultado do amor de Deus, enquanto a aprovação é resultado da nossa postura perante Ele.

B) A META ASSUMIDA DE SERMOS APROVADOS IMPLICA EM ENTENDERMOS E ACEITARMOS AS PROVAS COMO INSTRUMENTO DO NOSSO PROGRESSO NA FÉ – O evangelho triunfalista pregado em nossos dias parece anular essa verdade, mas as provações são um elemento fundamental na nossa vida, porque são elas que identificam quem é quem na presença do Senhor – Ler I Pedro 4:12-13.

CONCLUSÃO: Havendo visitantes na célula, fale um pouco sobre o amor de Jesus e desafie-os a entregarem sua vida a Ele. Faça a oração de entrega com eles e consolide-os.

20140617-133451-48891186.jpg

Comments are closed.