Recebendo com alegria a palavra de Deus

Texto-chave: Atos 17:10-12

Esta passagem bíblica faz uma comparação interessante: “os de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica” (vs. 11). Quando lemos a sequência, percebemos que a nobreza deles se manifestou pela atitude que tiveram diante da Palavra de Deus, ministrada pelos apóstolos.

Nossa enfase como corpo de Cristo é levar os mais novos a maturidade , de forma que possam ser sombra para outros que estarao chegando e frutificar abundantemente. Porém, não há forma de crescermos e alcançarmos a maturidade espiritual, se não reagirmos de modo apropriado à Palavra. O fato de vermos alguns fracos ou desviados na nossa geração é resultado da superficialidade com que muitos se relacionam com as Escrituras e seus ensinamentos. Vamos ver porque os bereianos se tornaram modelo de nobreza para nós…

1) ELES SE MOSTRARAM FAMINTOS PELA PALAVRA – “pois receberam a palavra com toda a avidez” (vs. 11) – A primeira grande virtude de pessoas que querem crescer espiritualmente é que elas têm apetite pela Palavra. O texto diz que eles receberam o ensino bíblico “com avidez”, ou seja, estavam “esfomeados”, tinha um “desejo intenso” pelo evangelho… Se não desenvolvermos essa virtude, nunca seremos árvores frutíferas na casa de Deus. Portanto, precisamos pedir ao Senhor esta fome – Ler também Amós 8:11.

2) ELES SE MOSTRARAM CUIDADOSOS COM A PALAVRA – “para ver se as coisas eram, de fato, assim” (vs. 11) – A atitude que devemos ter diante do que ouvimos, mesmo as pregações, é o de confirmar se aquilo encontra respaldo nas Escrituras. Os bereianos recebiam a Palavra com a alegria, mas depois iam conferir se o que os apóstolos falavam estavam de acordo com a Bíblia… Infelizmente, hoje muitos cristãos ficam intoxicados com heresias e falsos ensinos na, porque não questionam o que ouvem ou leem – Ler também II Pedro 2:1-3; Gálatas 1:8-9.

3) ELES REAGIRAM COM FÉ À PALAVRA QUE RECEBIAM – “Com isso, muitos deles creram” (vs. 12) – Não adianta conhecer a Palavra e não crer. Não adianta crer e não se comprometer com o que crê. Os bereianos se tornaram nobres porque responderam ao evangelho, convertendo-se a Cristo e andando segundo aquilo que aprendiam da Palavra. Diz o texto que, inclusive, pessoas de altas classes sociais, homens e mulheres, responderam com fé ao evangelho – Ler também João 14:21; Mateus 7:24-27; Tiago 1:23-25.

CONCLUSÃO – Se houver algum visitante, desafie-o a receber Cristo como seu Senhor e Salvador e faça uma oração de entrega com ele. Depois, desafie os membros da célula a lerem a Bíblia toda este ano. Distribua para eles ou informe sobre o plano de leitura anual que foi impresso e está disponível gratuitamente a todos.

Comments are closed