Resgatando o propósito evangelístico da célula 

Semana: 19 a 25 de abril


Um dos conselhos mais importantes que Deus deu a Josué, quando este estava assumindo a liderança do povo de Israel, foi que ele NÃO SE DESVIASSE DA VISÃO “nem para a direita, nem para a esquerda”… 


Texto-Chave: Josué 1:7


Esse é um dos nossos maiores desafios! Com facilidade nos distraímos, até com coisas boas, e nos desviamos da rota… Uma célula existe para se multiplicar e para isso ela precisa crescer. Esse é o seu propósito e quando isso não ocorre, temos uma disfunção… UMA CÉLULA QUE NÃO EVANGELIZA, TENDE A MORRER. Por isso, precisamos resgatar o propósito evangelístico da célula, esforçando-nos para trazer visitantes sempre, especialmente nos eventos de colheita. Vamos aprender sobre isso com a palavra que Deus deu a Josué, no primeiro capítulo do seu livro:


1) É PRECISO DISPOSIÇÃO DE TODOS – vs. 1 – A ordem era: ” Dispõe-te!”. Sem disposição ninguém conquista nada e as promessas de Deus não encontram campo para cumprir-se. E Deus disse a Josué que a conquista era uma responsabilidade, não só dele, mas de todo o povo… Assim também na célula, precisamos da disposição de cada discípulo, junto com seu líder, para vermos o sonho da multiplicação acontecer. Ninguém pode se omitir! 


2) É PRECISO CAMINHAR NA DIREÇÃO DA CONQUISTA – vs. 3-4 – Deus promete nos dar os territórios em que pisarem os nossos pés. Portanto, é preciso um movimento da nossa parte. Se ficarmos passivos, esperando algo acontecer, nada acontecerá… Nossa conquista celular está lá fora. São vidas de pessoas que precisam de salvação e que se tornarão nossa herança no reino de Deus. Entretanto, precisamos sair em direção a elas. A ordem de Jesus para nós é “ide e pregai o evangelho” e não ” ficai e esperai”.


3) DEUS PROMETE RESPALDAR OS CORAJOSOS – vs. 5-6 – O Senhor nos respalda contra todos os nossos inimigos, mas a condição para isso é que nos mostremos como ” fortes e corajosos”. É preciso vencer a timidez, o medo de pregar o evangelho, para vermos os milagres acontecendo. Jesus disse que se envergonhará dos que se envergonham dEle e de suas palavras. Portanto, temos que vencer o medo e pregar para as pessoas.


4) O NOSSO SEGREDO É A CONCENTRAÇÃO NO PROPÓSITO – vs. 7 – Para sermos bem-sucedidos, não podemos nos desviar do alvo. O propósito principal de uma célula e ganhar vidas para poder multiplicar-se. Se nos distraímos e deixamos de perseguir esta meta, acabaremos experimentando fracasso… É hora de colocarmos na nossa cabeça um alvo. Acordarmos todos os dias com um pensamente: “Quem eu vou levar para a célula na próxima reunião?” Se você mantiver esse propósito, certamente encontrará pessoas para evangelizar.


5) TEMOS QUE PREGAR A PALAVRA A TODO MUNDO, O TEMPO TODO – vs. 8 – Os ganhadores de almas são aqueles que não perdem oportunidade, que falam de Jesus o tempo todo… Temos sido muito abençoados com a Palavra de Deus. Agora, é hora de compartilhá-la com as pessoas à nossa volta. Faça uma lista e não perca nenhuma chance!


6) NÃO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA, MAS DE OBEDIÊNCIA – vs. 9 – Precisamos entender que o evangelismo não é porque o líder ou o pastor está mandando, mas porque se trata de uma ordem de Deus para todos os seus servos! Ele nos mandou pregar e fazer discípulos. Portanto, não fazê-lo é desobedecer ao Senhor, pecar contra ele.


CONCLUSÃO – Se houver algum visitante descrente, faça o seguinte apelo:  “Você deve ter percebido que tudo o que falamos hoje é para conduzir pessoas como você a Cristo. Isso demonstra o quanto você é importante para Deus. Quer corresponder a todo esse amor e entregar a Cristo seu coração?” – Faça a oração de entrega e consolide os que forem ganhos.

  

Comments are closed.