Garanta seu futuro de verdade

Semana: fevereiro 15 a 21

Quebra-gelo: Antes de ler o texto básico, lance a seguinte pergunta aos presentes: “Que providências você tomou nos últimos meses, pensando no seu futuro”?

Texto-Chave: Lucas 12:13-21

Há pessoas que não se preocupam com o futuro. Vivem o hoje de forma inconsequente. Há outras que planejam, esforçam-se e procuram garantir com seu trabalho uma vida segura. Vamos ver o que Jesus quis nos ensinar sobre isso nessa passagem bíblica que lemos…

1) JESUS REPROVA AQUELES QUE O BUSCAM APENAS PARA RESOLVER SEUS PROBLEMAS MATERIAIS – vs. 13-14 – O episódio começa com um homem procurando Jesus para que Ele resolva um litígio de herança com seu irmão e Jesus nega-se a ser um mero “partidor” de bens. Aquele homem não tinha nenhuma preocupação espiritual e nenhuma intenção de seguir a Cristo. Queria só resolver um problema financeiro. Estava perdendo a melhor oportunidade de sua vida…

2) A VIDA MAIS POBRE QUE SE PODE TER É AQUELA BASEADA APENAS EM RIQUEZAS – vs. 15 – A vida de um homem não consiste apenas nos bens que ele tem. Há valores muito mais importantes: família, amizades, caráter, paz interior e, acima de tudo, relacionamento com Deus.

3) UMA VIDA BASEADA NO EGOÍSMO NÃO AGRADA A DEUS – vs. 16-19 – Na parábola que Jesus conta, vemos um homem que já era rico e cujo campo produz mais do que ele pode estocar. A invés de pensar em como usar aquilo para abençoar vidas, sua ganância o leva a construir mais celeiros para estocar. Assim é a vida do avarento: ele só pensa em guardar para si, para desfrutar sozinho e o que o move é a vontade de sempre ter mais.

4) PARA DEUS, CONFIAR NAS RIQUEZAS É LOUCURA E MISÉRIA – vs. 20-21 – O grande problema desse homem da parábola é que ele não pensava em sua alma. Vivia a vida com se a morte nunca posse chegar. Apesar de tantas riquezas, ele não tinha a vida eterna e, quando morresse, além estar condenado ao inferno, para quem ficaria os seus bens?

CONCLUSÃO: Havendo visitantes na célula, Desafie-os a entregarem-se a Cristo, para que tenham uma vida abençoada. Faça a oração de entrega com eles e consolide-os.

(null)

Comments are closed.