Sete segredos para o êxito – Parte 3

Semana: fev 1-7

Tema: SETE SEGREDOS PARA O ÊXITO – PARTE 3 (Pr. Danilo Figueira)

Texto-Chave: I Tessalonicenses 5:16-22

Hoje teremos a última ministração da série “SETE SEGREDOS PARA O ÊXITO”. Nas semanas passadas, estudamos a importância de cultivar a alegria, orar todo o tempo, ter um coração grato e cultivar a presença e a unção do Espírito Santo… Na reunião de hoje mergulharemos nos três últimos imperativos que Paulo usa no nosso texto-chave.

1. LEVE A SÉRIO A DIREÇÃO PROFÉTICA – “Não desprezeis as profecias” (vs. 20) – Deus usa homens para nos transmitir a sua vontade. Eles levanta profetas para revelar a direção para nossas vidas. Pode usar pessoas simples para nos transmitir recados, assim como pode usar nossos pastores para trazer revelação da sua palavra…

Embora tenhamos a responsabilidade de avaliar qualquer profecia, justamente porque passa por canais imperfeitos (os homens), a Bíblia nos instrui a não desprezá-las. E quando elas vêm por pessoas que Deus colocou como autoridade sobre as nossas vidas, mas ainda devemos levar a sério (leia também II Cr 20:20)

a) A palavra profética ilumina o nosso caminho – II Pe 1:19 – Embora não devamos depender de profecia e ser manipulados pelos outros, precisamos prestar atenção a toda direção profética que recebemos, especialmente dos nossos pastores, pois isso serve para clarear nosso caminho e nos impedir de tropeçar.

b) Os ministérios que trazem a palavra de Deus são um presente de Cristo para nossa edificação – Ef 4:11-12; Jr 3:15 – Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres são oficiais da igreja, homens e mulheres chamados e ungidos para trazer direção povo de Deus. As verdadeiras ovelhas dão ouvidos à sua voz.

2. PASSE TUDO PELO FILTRO DA PALAVRA DE DEUS – “Julgai todas as coisas, retende o que é bom” (vs. 21) – O crente maduro não engole tudo o que lhe oferecem. Ele sabe confrontar as coisas baseado na palavra de Deus. Ele julga, não as pessoas, mas as coisas que lhe são apresentadas. Ele aprende a separar o bom do ruim, e reter apenas aquilo que edifica a sua vida.

a) A aparência não deve ser a base para nosso julgamento – II Co 11:13-15; Jo 7:24 – Muito engano entra no meio do povo de Deus porque, ao invés de filtrar pela reta justiça da palavra, muitos se impressionam com a aparência… É muito importante conhece a Bíblia e confrontar tudo o que nos é ensinado com o que nela está escrito.

b) Andar sob a cobertura dos nossos pastores é a melhor maneira de nos guardarmos do engano – Jo 10:10-13, Hb 13:17 – O ministério pastoral de líderes sérios e comprometidos é a extensão do ministério de Jesus e, por isso, vela pelas ovelhas e as protege de todo sofisma. Ovelha segura é ovelha que tem pastor.

c) Uma vez que percebemos que algo é de Deus, devemos guardar aquilo em nossa vida – Ap 3:11 – A ordem de Paulo é, não apenas que julguemos todas as coisas, mas que retenhamos o que é bom… Temos que aprender a valorizar e absorver aquilo que edifica as nossas vidas. Não podemos desprezar e esquecer aquilo que o Senhor nos dá.

3. ESCOLHA VIVER UMA SANTIDADE RADICAL – “Abstende-vos de toda forma de mal” (vs. 22) – A última grande direção do apóstolo Paulo é que renunciemos toda forma de mal, ou seja, que vivamos uma vida de compromisso radical com o Senhor.

a) Abster-nos do mal é renunciar ao pecado – Sl 119:11; Hb 12:4 – O crente vencedor é aquele que se enche da palavra com o propósito de guardar sua vida em santidade. Ele luta contra o pecado até as últimas consequências, porque sabe que o pecado quebra a sua comunhão com Deus.

b) Abter-nos do mal é evitar aquilo que nos contamina – Dn 1:8 – Há coisas que não são pecado, mas nos contaminam. Precisamos renunciar a elas também. Música, literatura, TV, amizades, tudo tem que ser avaliado de acordo com o propósito de Deus. E se nos seduz para o mundo, deve ser evitado.

CONCLUSÃO – Gaste um tempo de oração com seus discípulos buscando santidade e pedindo discernimento a Deus. Leve os visitantes a uma entrega a Cristo, orando com eles.

IMG_6884.JPG

Comments are closed.