Privilégios dos filhos de Deus

Semana: dezembro 14 a 20

Textos-chave: João 1:11-12 e I João 3:1

Somos filhos de Deus. Este não é um privilégio de todos os homens (como muitos pensam), mas daqueles que recebem a Jesus. O preço para que fôssemos adotados pelo Senhor foi altíssimo. Custou o sangue do seu Filho Unigênito. Mas, será que entendemos e desfrutamos dessa nova posição? Sabemos o que significa ser filhos de Deus? Vivemos como tais?
Vamos meditar um pouco sobre isso hoje, partindo da verdade de que temos agora um Pai Perfeito, Eterno e Todo- Poderoso, veremos que privilégios isso traz sobre nós.

1) SEGURANÇA – Rm 8:15-16 – Se recebemos a Cristo como Senhor e Salvador, nada e ninguém pode nos tirar da condição de filhos de Deus. Ele nos deu o Espírito de adoção, que nos selou como filhos para sempre. Apenas nós mesmos podemos abrir mão dessa condição, se resolvermos abandoná-lo. Senão, Ele sempre nos tratará como filhos amados.Podemos ter plena segurança nisso. Não depende de nenhuma performance nossa. Um Pai Perfeito nunca abandona, despreza ou rejeita um filho – Is 49:15; Rm 8:38-39.

2) INTIMIDADE – II Co 3:17 – Outra marca do relacionamento saudável entre filhos e pais é a liberdade. Ainda que Deus seja o Todo-Poderoso, temido por anjos e demônios, podemos entrar em sua presença e desfrutar da comunhão com Ele sem constrangimento ou formalidades. Seu caráter é amoroso, generoso e expressivo. Ele gosta de estar conosco, de dedicar tempo a cada um de nós. Por isso, estamos perdendo muito quando mantemos uma relação fria, burocrática, distante ou religiosa com Ele. Filhos que têm um Pai assim devem curti-lo, desfrutar dEle, rasgar o coração em sua presença, com a certeza de que nunca serão cerceados nessa liberdade – Sl 25:14; Pv 3:32.

3) RESPALDO – Sl 20:7 – O Senhor colocou sobre nós o seu Nome. O mundo espiritual nos reconhece por essa identidade e isso significa um respaldo imenso. Se entre os homens, levar um nome de família respeitado faz diferença, imagine no reino do espírito o que significa ser um filho do Todo-Poderoso, o Rei do Universo! Não temos porque viver como escravos ou pessoas desamparadas. Somos filhos do Rei, príncipes e princesas de Deus! Basta fazermos menção do seu Nome e os nossos adversários tremerão – Pv 18:10; Mq 4:5.

4) HERANÇA – Rm 8:17 – Você já imaginou o que significa ser herdeiro de Deus e coerdeiro com Cristo? Uma herança é aquilo que os pais entesouram para os filhos. Entre os homens, a maior parte da herança se desfruta quando os pais morrem. Mas o nosso Pai Celestial é Eterno! Ele nunca morrerá. Podemos desfrutar da sua herança agora. Mas há uma parte que está reservada para o futuro, depois que Jesus voltar. Reinaremos com Ele sobre uma nova Terra e desfrutaremos da eternidade – I Jo 3:2; Mt 25:35, Ap 5:9-10.

TERMINANDO: Dirija um tempo de oração focalizando a condição de filhos de Deus, dando graças por esse privilégio, falando palavras de amor e intimidade para o Pai. Não termine sem dar oportunidade para que os visitantes se entreguem a Cristo.

IMG_6003.JPG

Comments are closed.