Atitudes e posturas que nos levam à conquista

Semana: nov 9 a 15

Posturas devemos tomar para impedirmos que as ações dos nossos inimigos nos atinjam, baseados na experiência de Neemias, na mesma convicção descrita em Ne 2:20, para que possamos avançar na nossa conquista.

Texto-chave: Neemias 2:20

No estudo anterior vimos algumas ações dos nossos inimigos na tentativa de nos fazer parar de avançar. Neste, vamos entender quais atitudes e posturas devemos tomar para impedirmos que essas ações nos atinjam, baseados na experiência de Neemias, na mesma convicção descrita em Ne 2:20, para que possamos avançar na nossa conquista.

I – AS RESPOSTAS DE NEEMIAS PARA CADA INVESTIDA DOS INIMIGOS:

1- Contra o desânimo > Se mantinham animados pela unidade – Ne 4:6 – Uma pessoa animada não olha para os obstáculos, mas, visualiza o resultado; não dá ouvidos às mentiras do diabo, mas, procura não perder o foco daquilo que se propôs a fazer; não se preocupa como vai fazer, mas quando vai fazer.
– O ânimo é alimentado pela unidade – O povo era um com seu líder, Neemias. Mantiveram-se unidos até o fim e, por isso, conquistaram juntos. Estar unido é ter o mesmo pensamento, a mesma linguagem e buscar o mesmo objetivo – (Jz 20:11; 1ª Pe 3:8; Ef 4:3 e 13; Jz 20:11; 1ª Co 1:10).

2- Contra a confusão > mantinham constante vigilância – Ne 4:9 – Normalmente, a confusão surge pelas palavras. Avaliar antes o que vamos falar e filtrar tudo o que ouvimos é proteção contra as más conversações (1ªCo 15:33). Precisamos ter muito cuidado com o que falamos e com o que vamos repercutir daquilo que ouvimos. Colocar “guardas” na nossa boca é a melhor atitude para se evitar confusões – (Sl 141-3; 1ª Pe 3:10; Tg 3:2 e 4-12).

3- Contra o medo > mantinham plena confiança em Deus – Ne 4:14. – Confiar é crer no resultado sem se preocupar com o caminho a percorrer até alcança-lo. É uma atitude de fé (Hb 11:1). Quando confiamos no poder de Deus, não nos assustamos com o passado nem nos afligimos com o futuro, mas vivemos o presente sem sair da rota que Deus traçou para nós. Portanto, não precisamos temer, apenas “nos lembrar do Senhor, grande e temível” – (1ª Jo 4:4; Is 43:18-19; Sl 37:5; Is 12:2; Sl 56:4).

II – POSTURAS DE NEEMIAS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS:

1ª Postura – Neemias fez da oração a base da conquista – Ne 1:4 – A oração é a arma mais eficaz do cristão. Quando oramos, nos aproximamos de Deus e nos fortalecemos em fé. A oração intercessória faz mover a mão de Deus. Por ela, confessou os pecados do povo (1:6); achou graça diante do rei (2:4-6); resistiu aos seus inimigos (4:9); edificou o muro (4:4-6); e buscou a proteção de Deus (4:9).
Precisamos entender que a oração da igreja pode mudar a história de uma pessoa, cidade ou nação. Temos que ser despertados a essa verdade e praticarmos com mais intensidade e constância esse princípio tão elementar da Palavra de Deus – (Mt 12:29; 2 Co 10:4; At 1:14 e 2:42; Cl 4:2).

2ª Postura – Neemias fez da disposição o caminho para a conquista – Ne 2:20 – Deus espera encontrar homens cheios de disposição para realizar a Sua obra. A disposição constitui fator determinante para que alguém possa alcançar o êxito naquilo que se propôs a fazer, tanto ministerialmente como nas demais atividades da vida. Neemias foi oferecido e não ficou inerte diante de uma situação, mas, se dispôs a fazê-la. A passividade é parceira do fracasso; a atitude é a ponte para o sucesso – (Ne 2:5; 1ª Sm 17:32; Fp 2:29-30; Is 60:1).

IMG_5358.JPG

IMG_5358-0.JPG

Comments are closed.