Amor Decidido

decisao1Texto-Chave: Gênesis 24:58-67

Esse texto conta-nos a história de como Rebeca, simplesmente por ouvir o relato de um servo de Abraão que ela não conhecia, decidiu partir com ele para uma longa viagem de quase mil quilômetros a fim de casar-se com Isaque, filho de Abraão… Essa história é um maravilhoso paralelo do chamado que Deus tem para nós. Abraão representa Deus, o Pai. Isaque representa, Jesus, o filho da promessa. O servo, representa aqueles que são enviados para nos falarem de Jesus e nos conduzirem no caminho até Ele. Rebeca representa cada um de nós. Ele tem as atitudes corretas, que a levaram para os braços de Isaque e a inseriram na história de Deus… Vamos ver que atitudes são essas, que precisamos reproduzir em nossas vidas:

1) FÉ – Rebeca, sem nunca ter visto Isaque, decidiu crer no que lhe foi dito pelo servo e lançar a sua vida numa decisão que não teria volta – vs. 58 – Quando perguntada por sua família que ela acompanharia aquele servo de Abraão, ela disse resolutamente: “Eu irei!”. Aquela foi uma decisão radical, uma viagem sem volta que ela decidiu fazer pela fé… Nós também precisamos nos dispor a deixar nossas velhas raízes para ir ao encontro de Cristo, ainda que nunca o tenhamos visto (leia João 20:29). A decisão da fé não admite dúvidas. Os que dizem sim para o evangelho precisam estar decidido a fazer uma longa viagem para nunca mais voltarem à velha vida.

2) SUBMISSÃO – A partir daquele dia, Rebeca decidiu confiar num servo e segui-lo pelo longo caminho que ela não conhecia, até ser entregue a Isaque – vs. 61 – Essa é uma maravilhosa figura do discipulado. É através dele que seremos levados a Cristo. Precisamos confiar as nossas vidas a servos enviados pelo Pai, que conhecem o caminho da fé e podem nos conduzir. Nossos líderes e discipuladores fazem este papel, não só de nos falar das riquezas do Pai e das virtudes de Jesus, o nosso Isaque, mas de nos guiar até Ele (leia II Coríntios 11:2)… Se não tivermos a humildade, a confiança e a submissão de seguirmos esses servos, talvez nunca cheguemos lá.

3) PROPÓSITO – Rebeca partiu para aquela longa viagem, não apenas pensando em ser abençoada, mas responsabilizada de cumprir um propósito de multiplicação – vs. 60 – Antes de partir, Rebeca recebeu uma profecia da sua família de que ela seria “mãe de milhares de milhares” e teria uma descendência conquistadora. Portanto, sua viagem não visava apenas encontrar o seu amado e ser cuidada por ele, mas dar-lhe filhos que se multiplicassem sobre a terra… Assim também nós, não podemos estar na igreja apenas pensando em ser abençoados. Nosso chamado é para a multiplicação! De nossa intimidade com Cristo devem nascer filhos na fé, que por sua vez gerarão outros e outros a fim de que visão de Deus se cumpra (leia João 15:6).

4) REVERÊNCIA – Ao chegar à presença de Isaque, Rebeca se cobriu com um véu em sinal de respeito e temor – vs. 64-65 – Naquele tempo e cultura, uma mulher com a cabeça descoberta representava desonra diante de seu marido. Essa era uma característica das prostitutas, que não assumiam fidelidade a homem algum. Quando Rebeca se cobre para aproximar-se de Isaque, ela está demonstrando respeito por ele e o desejo de submeter-se à sua autoridade e honrá-lo… Isso nos ensina que, embora sejamos chamados para uma vida de intimidade com Jesus, precisamos nos portar com temor (profundo respeito) e reverência em sua presença. Aqueles que vivem levianamente na casa de Deus, desonra a Cristo.

5) ALIANÇA – Quando aceitou entrar numa tenda e entregar-se a Isaque, Rebeca assumiu com ele uma aliança de sangue inquebrável – vs. 67 – Na cultura permissiva dos nossos dias, as pessoas casam e descasam com facilidade. Nos tempos dos patriarcas, porém, quando uma mulher entregava a sua virgindade a um homem, estava contraindo uma aliança de sangue com ele, um casamento que nunca poderia ser desfeito. Aquilo representava uma entrega completa e a decisão de submeter-se por toda a vida àquele homem… Esse é o ápice da fé! Quando chegamos ao ponto de servo completamente de Jesus, exclusivos de dEle e desfrutamos dos seu amor e intimidade!

CONCLUSÃO – Se houver algum visitante descrente, faça o seguinte apelo: “Você não quer tomar a decisão que Rebeca tomou, de começar uma viagem para ser de Cristo? Esta é a única maneira de você ser incluído na história de Deus!” – Faça a oração de entrega e consolide os que forem ganhos. Termine a reunião orando pela necessidades dos presentes.

AVISO – Teremos intercessão com os trabalhadores do Encontro dos Teens nessa quinta-feira as 7:30pm.

Comments are closed.