Vivendo a vida cristã com autenticidade

Texto Principal 1 Pedro 1.13-22

Texto para memorizar: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tinheis anteriormente na vossa ignorância”. 1 Pedro 1.14.

Introdução: Pelas estatísticas, temos hoje no mundo aproximadamente dois bilhões de cristãos em toda a terra. O ap. Pedro, neste texto, nos orienta sobre procedimentos necessários a uma vida cristã autêntica. Vejamos:

1- Obediência a Deus, (v.22 – “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”), em lugar da antiga vida de rebelião (v.14 – “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância”).

2- Santidade, separado para o seu serviço (v.15 e 16 – “Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santo também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”), em vez de fútil procedimento (v.18 – “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram”).

3- Temor de Deus (2 Coríntios 7.1 – “tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”), em lugar de indiferença frente ou ante Seu julgamento (v.17 – “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação”).

4- Amor fraternal genuíno, em lugar de afeição hipócrita (Romanos 12.9,10 – “O amor não seja hipócrita. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”).

Conclusão: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” Isaías 59.2 – O Senhor tem nos chamado à santidade, porque sem a mesma, jamais receberemos as benesses do Reino de Deus. A vinda do Senhor está próxima. Andemos como filhos da luz. É uma decisão pessoal, uma questão de attitude

Comments are closed