Não saia da Rota

Texto: Gn 19.9-20
Introdução: O melhor lugar nesta terra, é o centro da vontade de Deus e quando decidimos, mediante as nossas razões pessoais, andar por outros caminhos que não foram preparados pelo Pai, as consequências são inevitáveis. 
Veja abaixo a situação de homens de Deus que escolheram rotas diferentes da vontade de Deus fora.

    1. Ló mudou-se para Sodoma (mundo) e perdeu tudo 
Quando aconteceu a separação entre Abrão e Ló, este escolheu aparentemente a melhor parte e perdeu tudo – “Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor” (Gn 13.11-13).
A Palavra diz que Ló era um homem justo, porém ele se alinhou com o mundo e seus pecados, inclusive envolvendo toda a sua família nesta aventura mal sucedida perdendo inclusive a sua esposa que virou uma estátua de sal – “E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal” 
    2. Jonas estava no ventre do peixe e clamou 
“Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz” (Jn 2.1, 2). O profeta fujão precisou ser lançado ao mar e ser tragado por um grande peixe, para decidir obedecer a Deus.
    3. Davi estava no terraço em vez de estar no campo de batalha.
“Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 2Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. 3Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. 4Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. 5A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida”(2 Sm 11.2-5). Estar no lugar errado na hora errada, o expôs a uma situação de adultério e assassinato que o acompanhou em toda a sua vida, trazendo dor e tristeza. A espada jamais se apartou de sua casa e ele teve uma filha estuprada e quatro filhos mortos.                    

Cada um desses homens foram alcançados pelas misericórdias de Deus e restaurados em seu caminhar com Ele. Portanto não puderam correr das consequências que o caminho errado provocou em suas vidas. Danos pessoais e familiares como outros danos marcaram alguns deles até o fim de suas vidas. Não precisamos passar por isso, mas podemos com humildade diante de Deus nos arrepender de qualquer caminho tortuoso que estamos vivendo hoje. 

   
Conclusão: Veja o que diz o Salmo 25.12-14: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”.
Aquele que busca ao Senhor e tem temor receberá dele a direção.
avisos:

santa ceia domingo

180 jr. high dia 17 de fevereiro às 7pm

jantar família vitoriosa dia 17 de fevereiro 

Comments are closed.