Amai-vos uns aos outros

semana 16 a 20 de janeiro

Texto bíblico: João 15:9-17

Introdução: No estudo desta semana vamos aprender um pouco sobre a fonte do amor, sua forma de expressão .

1. O Pai é Fonte de Amor – “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.” (João 15:9)

Tudo começa em Deus. Não conseguiremos entender o porquê precisamos amar ao próximo se não tivermos uma visão clara de que Deus é amor e Fonte de todo o amor. Tudo começa n’Ele. O Pai amou a Cristo, que por sua vez, nos amou da mesma forma, e nos incumbiu de fazer o mesmo em relação às outras pessoas. A única forma de estarmos ligados à Fonte divina é expressando o mesmo amor que d’Ele recebemos primeiro.

2. Cristo Permaneceu no Amor do Pai – “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” (João 15:10 )

Cristo recebeu o amor do Pai e decidiu permanecer nele guardando Seus mandamentos. É como se dá numa casa onde há regras e disciplina. Um filho, para continuar desfrutando dos benefícios de viver em família, precisa se ajustar às regras, ou guardar os mandamentos da casa. Cristo guardou os mandamentos do Pai e, por isso, teve o privilégio de permanecer no Seu amor.

Da mesma forma nós temos que permanecer no amor de Cristo guardando sua palavra em nossos corações pois assim fazendo estaremos alinhado com os mandamentos do nosso Deus e colheremos os benefícios do reino de Deus aqui na terra ( Paz , alegria , saúde fisica , emocional , provisão, etc ) 

3. O Mandamento: Amar-nos Uns aos Outros – “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15:12 RA)

Quando falamos sobre mandamentos logo pensamos em “não matar”, “não adulterar”, “não roubar”, etc. No entanto, Jesus está falando de algo muito mais profundo do que simplesmente não fazer isso ou aquilo. Ele fala do que está na base do coração do ser humano: o ódio ou o amor. Por que as pessoas matam, roubam, adulteram, desonram seus pais, buscam outros deuses para adorar, ou cobiçam o que é dos outros? Porque a semente de ódio ainda está em seus corações. Mas, quando uma nova semente é plantada no interior, a semente do Amor de Deus, então, seus atos serão diferentes porque o coração será diferente. O mandamento requerido, portanto, é “amai-vos uns aos outros”, porque quem ama não rouba, nem adultera, nem fala mal do próximo; e assim, cumpriremos a lei de Deus.

Conclusão: A base de nossas vidas tem que ser o Amor a Deus , veja o que esta escrito em ( 1 João 4:19-20)

Temos que parar de viver um amor falado e começarmos a viver um amor demonstrado para com nosso próximo respeitando assim o maior mandamento que Jesus nos deixou .( Mt 22:37-40)

Para refletir : O quanto você realmente Ama a Deus ? 

                    

Suas atitudes demonstram esse amor que você tem falado ? ou suas atitudes são totalmente contrárias daquilo que você prega ?
É hora de viver aquilo que pregamos e acreditamos , por isso : menas palavras e mais ação , ação de Amor !!!

Comments are closed.